O meu interesse por William Randolph Hearst, surgiu por causa do filme de Orson Welles, Citizen Kane. Por ficar a reconhecer o nome, sempre procurei saber mais sobre ele, e devia ter lido Citizen Hearst mais cedo.
Hearst nasceu milionáio, filho de um pai imberbe que ao recuperar a fortuna nas minas, tornou-se senador, e com uma mãe que o tratava como um génio, protegendo-o. Ao ir para Harvard, não gosta da experiência e compra um jornal da São Francisco nativa, o Examiner. O resto, como se diz, é história, e Hearst, uma das mais influentes pessoas no rumo desta, com as suas opiniões a chegarem a milhões através do império de jornais, tentou o cargo de governador de Nova Iorque com todas as suas capacidades, uma forma de mais tarde chegar à presidência, mas não conseguiu. Pelo caminho usou os três partidos, primeiro o democrata, seguido pelo Republicano e depois pela Liga Independente. O envolvimento na guerra com a Alemanha e intervenções nas questões Cubana e Mexicana são episódios onde ele marcou posição e fez com que as suas publicações o seguissem em uníssono.
O maior capitulo, 'O Candidato' tem demasiados detalhes, no entanto esta obra com quase 700 páginas em pocket book com letra pequena (o que será um'A Montanha Mágica ou Ulysses) consegue prender qualquer um. O trabalho de pesquisa de W.A. Swanberg é colossal e a quantidade de factos amealhados sobre uma só pessoa é incrível.
As iniciativas no cinema e a colossal mansão de San Simeon, tornaram-no numa lenda de Hollywood, onde era conhecido como um anfitrião afável, longe da reputação que granjeava junto da imprensa, ou do público em geral, que passou a odiar a sua prepotência e ganância. Para um homem que fez tanta coisa, o grande mistério é a sua personalidade, que dada a impresivilidade, poucos conheciam.
O livro, para além de relatar uma vida fantástica, tem interesse até em termos narrativos, pois é uma forma de contar grande parte do século XX.
No Amazon é possível comprar o livro por 0.01$, e recomendo mesmo.