Tenho de admitir que até esta monografia me chegar às mãos, não conhecia o nome de Chaz Bojórquez, ainda que lhe reconhecesse o estilo. Em The Art and Life of Chaz Bojórquez são revistos pedaços de uma obra total com um processo de aprendizagem de mais de 40 anos. Talvez do passado no graffiti, sente-se a liberdade, a falta de barreiras, e o despejar criativo que é impossível de fazer aleatoriamente, até pelo facto de Chaz não ser um novato (viu a primeira exposição a solo de Andy Warhol na escola onde estudava e falou com Marcel Duchamp num jardim da mesma).
Especialmente na caligrafia dele, a mistura entre o estilo Cholo de LA e da caligrafia Japonesa, há esse sentido de tradição e ao mesmo tempo de inovação, de algo que tem elementos reconhecíeis, mas paira algures acima do que é possível para a humanidade.
A voz dele guia as muitas imagens e a parte final é dedicada apenas aos trabalhos e esboços, onde é possível ver a mestria com que ele domina a tinta (pinta com pincéis em vez de latas). Admite perder anos com alguns quadros, mas o nível de detalhes justifica uma vida dedicada a estas obras de arte.