Dos finais do século XIX, as quatro peças do Norueguês Henrik Ibsen representam o final da carreira dele. No seu propósito é possível agrupar Four Major Plays, duas a duas, escritas em Itália e na Alemanha.
A polémica de Doll's House, a casa de um advogado que trata a mulher como um peluche que gasta dinheiro, é sobre a condição da mulher perante leis para homens. Uma viúva que não os via há dez anos pede ajuda, e fica a saber que na realidade é Nora quem pagou a cura do marido, sacrificando-se em silêncio, em vez de pedir dinheiro ao pai. O desenvolvimento dos laços entre todas as personagens terminam na emancipação de Nora. O verdadeiro final é de grande audácia, até nos dias de hoje, o que explica a necessidade de um final alternativo, mais comedido.
Ghosts é a capacidade da mulher se revelar no mundo, uma viúva com um filho, cuja criada se separou do carpinteiro-artista, que a quer de volta a toda a força, sem revelar se é o pai ou marido à primeira vista. Dona de um orfanato em honra do marido, dez anos depois da morte, cujos pormenores são tratados pelo padre, que apesar do apreço, culpa-a de muita coisa nas relações com o filho e marido, levando-a a revelar que o marido sempre foi infiel. Decidem não assegurar o orfanato, e quando o filho anuncia ao padre que o destino dele é ficar com a criada, o orfanato incendeia-se, culminando com o filho a invocar demência e a suicidar-se. Excelente.
Um professor recém-doutorado casa com a personagem que dá nome à história, Hedda Gabler, uma mulher famosa, saindo da asa das suas tias. Uma antiga colega de escola que ela desprezava, muda-se para casa de um rival do marido, e por isso ela fala-lhe bem, pois Hedda já se tinha relacionado com ele. Apesar de talvez o mais famoso, não achei tão bom como as duas primeiras peças.
Em The Master Builder, um arquitecto atolado em trabalho, rodeado de um amigo às portas da morte e das expectativas do filho deste, principalmente no que toca ao casamento com cuja noiva o arquitecto priva, recebe uma outra jovem, num desenlace que leva ao suicídio do arquitecto.