Antes de começar, convém explicar que já pensava em fazer umas entradas relativas a álbuns que não chegam a toda a gente, mas sobre os quais convém falar. Durante um ano, no primeiro dia de cada mês, vai haver então um disco que eu disponibilizarei aqui. Alguns vão ser recentes, outros mais antigos, abrangendo vários estilos.


Orphans of Cush - White Noize

Se no Reino-Unido o hip hop acaba por ser preterido pelo grime, um estilo com anos de desenvolvimento e um sentimento de autenticidade, não é por falta de entusiasmo pela cena Americana, mas a falta de talento e também de apoio ao estilo, sendo que o grime ou garage conseguiram estabelecer-se no mainstream.
Parte do colectivo Triple Darkness, os Orphans of Cush são um projecto colaborativo de quatro mcs, M9, Cyrus Malachi, Kyza e Masikah, e o álbum White Noize foi lançado em 2009.
Das diferentes categorias em que o hip hop se desenvolveu, o som que os Orphans of Cush fazem foca-se no liricismo, sendo que as comparações mais óbvias serão com os Wu-Tang Clan, ainda que neste caso com produções mais negras e hipnóticas, com muitas vozes e trompetes a intrometerem-se, quase todas emprestadas de outros artistas (Havoc, Mathematics, Lord Finesse, Rza, entre outros).
Apesar da qualidade óbvia deste grupo, o principal problema prende-se com a capacidade de concentração deles num projecto, o que prejudica a divulgação. Se é fácil de encontrar pela internet conversas acerca do grupo, geralmente elas focam-se na obscuridade em que eles se movimentam, e nas poucas pessoas que tiveram oportunidade de ouvi-los.
A criatividade dos quatro Orphans of Cush com as palavras não tem rival na actualidade, sendo qualquer um deles capaz de discorrer sobre as ruas de Londres durante vários minutos sem perder a mão do ouvinte. Se White Noize fosse de 1996 e dos Estados-Unidos, estávamos a falar de um clássico, no entanto, dadas as condições, fica remetido para categoria dos lost classics, talvez quem saiba para ser descoberto daqui a uns anos por outra geração. Se alguém acabar inspirado pelos Orphans of Cush, White Noize pode-se cimentar como a primeira obra-prima do hip hop Britânico, e o melhor é que as músicas estão gravadas, prontas a serem descobertas por qualquer um. Coeso, nocturno e muito preciso nas palavras, podem comprovar com o disco disponível no topo.