Não é o primeiro filme dos Ealing Studios de que falo aqui, e mais uma vez, Kind Hearts and Coronets prova a excelência do material ali produzido. Dirigido por Robert Hamer e lançado em 1949, tem uma interpretação soberba de Alec Guiness (existe mais alguém que faça 8 papéis diferentes num filme?).
Louis Mazzini tem de matar 10 pessoas (quase todas interpretadas por Alec Guinness) que se interpõem ao título de duque que ele pensa merecer, e vê a sua vida em retrospectiva, a partir da cela. Ele trata de os eliminar todos um por um, o que causa alguma perda de ritmo ao filme, até chegar ao Duque de Chalfont.
É muito bem escrito, com vários pormenores, por exemplo a paixão antiga de Sibella, que leva a que ele seja preso no final pela morte do marido desta, curiosamente um homicídio que ele não cometeu, pois ele suicidou-se. Finalmente, encontram uma nota de suicídio (falsa?) e ele é libertado.
Dennis Price, como Mazzini é igualmente incrível, no entanto, o que acaba por ser memorável é o guião adaptado ao de leve de um livro.