Uma mega produção da HBO feita em conjunto pels EUA, Itália e Inglaterra, , Rome trata da queda da República de Roma e da criação do Império. Quanto aos cenários, não há nada a apontar, talvez uma falta de exteriores da Grécia e do Egipto, no entanto as cenas em Roma são bastante boas. Dado que são duas épocas, considero que a primeira é melhor, quando Gaius Octávio tem mais influência, todo o ambiente é mais caótico, e Júlio César ainda está vivo. A segunda parte, desde o assassinato de Julio Cesar, é mais insípida.
Uma das personagens que mais gostei é o anunciador das noticias e julgamentos. A dupla de guerreiros é muito boa, no entanto a inclusão de duas personagens que não são históricas, por um lado faz com que se explorem histórias que retêm o interesse na série, mas ao mesmo tempo desvia-se da verdade histórica. Lucius Vorenus e Titus Pullo podem ser vistos como as principais personagens da série, pois é a perspectiva deles que o espectador segue.
Gaius Octávio, que acaba por se tornar César (Augusto) inexplicavelmente troca de actor quando passa a jovem adulto. Acho que é um dos maiores erros, pois era uma das personagens mais fortes, e o actor Max Pirkis era excelente (e de acordo com a wikipedia, passou por Eton e estuda agora Teologia em Cambridge, por isso não foi inusitada, a escolha).
Cleopatra como uma Natalie Portman sobre o efeito da cocaina é uma opção estranha também.
Ainda assim, qualquer pessoa com interesse em história vai achar a série fantástica.