American Music começou com uma viagem ao Delta do Mississipi e arrastou-se durante 4 anos da vida de Annie Leibovitz. A grande tradição Americana do blues, bluegrass, country, soul, hip hop e rock está aqui retratada, os sonhos e os passados, as familias de musicos jazz, os mais solitários, os que vivem com o dinheiro e fama e aqueles entregues à pobreza e ao esquecimento.
Leibovitz foi durante 13 anos a principal fotógrafa da Rolling Stone e é quase certamente a mais famosa fotógrafa de sempre, continuando ainda no activo.
Lançado em 2003, as fotografias A3 são interrompidas por poucos textos de músicos com afinidades ao estilo que se segue, e só na página 245 é que aparecem thumbnails com os nomes dos retratados e detalhes sobre eles ou a fotografia. Se dos "pesos-pesados" estão lá todos, presumo que a excitação de serem retratados é partilhada por eles, dada a beleza singular das fotografias de Leibovitz, numa grande homenagem à musica com que cresceu e àquela com que se habituou a trabalhar. Tanto para quem se interessa por música, como fotografia, é um livro imperdível.

The Roots

Emmylou Harris