Um Coração Simples de Gustave Flaubert é um romance que segue a criada Félicité, nascida para ser a empregada perfeita, de meia idade, dedicada e com pouco que a distraísse da vida doméstica, excepto Deus. Vive as perdas dos patrões e na surdez, inicia uma relação de cumplicidade com o papagaio Loulou.
A morte de Virginie, filha de uma patroa, a do papagaio, a miséria da sua própria infância, bem como a decepção do primeiro amor, afundam-na na sua existência singular, que perde a vontade de viver depois da morte da patroa. O extremo realismo da obra é notável, e n'A Lenda de S. João Hospitaleiro, também incluínda, atesta a principal característica de Flaubert, um grande domínio do vocabulário, numa história simples e descritiva.

Comments (2)

On 10 de maio de 2009 às 20:00 , LiMpA_ViAs disse...

Estas ediçoes de bolso a 1.50€ são das melhores coisas que já inventaram ahah! Por 4.50 já trouxe para casa Kafka, Tolstoy e ainda Dostoyevsky.

Vou tomar este post como sugestão para adquirir também esta edição de bolso e ficar a conhecer alguma coisinha de Flaubert.

 
On 11 de maio de 2009 às 13:33 , Anagrama Orgânico disse...

Eheh. Sim, dão jeito. Apesar de que, não sei se sabias, isto foi distribuído gratuitamente com o Jornal de Noticias ou Diário de Noticias aqui há uns tempos.

Obrigadinhos, abraço.