Depois da exposição itinerante (que vai continuar), Made for Skate foi transposto para livro, sendo mais uma adição de valor à biblioteca de skate, na continuação de Epic Spots, Stalefish, entre outros, sendo o maior de todos com quase 400 páginas. É a história ilustrada dos ténis de skate.
A exposição original é feita a partir de ténis usados, o que acho um bocado dúbio, mas compreende-se dada a dificuldade de acesso a modelos intactos. As fotografias dos usados são alternadas com artigos promocionais da época em que saíram, incluindo recortes de revistas e reproduções da publicidade.
O livro está ordenado cronologicamente e tem graça ver o desenvolvimento dos ténis usados por skaters, desde Converse até aos mais robustos Air Jordan. Depois da emergência da Airwalk e da Vans, entra-se naquela que tem maior valor nostálgico para mim, os anos 90, da éS, Osiris, DVS e Circa. É uma boa sensação poder ver agora, tantos ténis que nunca pudemos ter, bem como aqueles que só saíram dos pés quando se começaram a desintegrar. Outra pessoa, talvez tivesse dado destaque a outros modelos, mas as marcas estão lá todas, desde a Hook Ups, Globe, Etnies, até à Savier, Link ou Generic.
Os últimos anos, parecem um catálogo da NikeSB, mas até se compreende, dada a influência que têm nos dias de hoje e o volume de vendas. A outra crítica é, não se apercebendo da sorte de alguém ter reparado no trabalho deles, os Portugueses da Fidel terem tentado parecer engraçados, falhando miseravelmente.

Comments (3)

On 7 de maio de 2009 às 01:00 , Ema disse...

parece-me um livro interessante, vou ver se arranjo. eu tenho aqui o Disposable, sobre a arte nas boards, ainda não li mas assim que lhe meti a vista em cima tive que comprar.

nike sb é o meu ódio de estimação. acho nojento a apropriação deles a uma cena para a qual sempre estiveram a cagar...para quê criar um modelo de dunks específico quando tanta gente já usava os normais sem ser preciso qualquer tipo de campanha.

 
On 7 de maio de 2009 às 04:28 , Anagrama Orgânico disse...

Pois, tive para comprar esse também.

Sabes que a NikeSB tem uma história bem comprida. Este histeria desde 2004 ou assim, é a segunda tentativa deles entrarem no skate (ou terceira, se tiveres em conta que a Savier era produzida por eles, e com o fim desta, os skaters passaram quase todos para a Nike). Actualmente eles apoiam muita coisa mesmo, e metem muito dinheiro no skate, por isso, eu inclusivamente, já os aceito melhor, apesar de não andar de skate com as cenas deles.

 
On 8 de maio de 2009 às 10:48 , Vanessa disse...

ja tive com este livrinho nas maos :)