Um dos primeiros livros de Dostoyevsky (1848), Coração Débil é a história de Vassia Chumkov, que chega a casa e surpreende o amigo Arkadii Ivanovotch, revelando-lhe que se vai casar. Depois da euforia de conhecer a noiva na véspera do ano novo e sonhar com um futuro, Vassia tem de retomar o trabalho que aceitara do seu mestre, e à medida que o limite do prazo chega, ele vai ficando mais afectado, e a sua jovialidade dá lugar à desconfiança.
Passou o tempo que devia ter usado para acabar o trabalho, entretido com a noiva, e agora vê como real a possibilidade de desapontar o seu mestre, incapaz de finalizar o trabalho que tem em mãos.
O pequeno papel de Petia, irmão da noiva e figura cândida que testa os limites da misericórdia é uma aparição quase divina no meio do caos em que os amigos se vêm envolvidos. É uma descrição linear, encantadora na simplicidade e pureza das emoções. Em termos de forma, tem a curiosidade de na penúltima página, descobrirmos que era Arkadii a personagem principal. Muito bom.