A história d'A Planície mistura o clima político nos anos 50 com a imprensa Portuguesa, perdida em Moura, no Alentejo.
Começa com uma equipa reduzida e com as melhores intenções culturais, que levam a publicação a ter grandes nomes das letras Portuguesas entre os seus colaboradores mais locais.
A pesquisa exaustiva, bem como a classe linguística de Alberto Franco, tornam a história ainda mais apetecível, que traça quase linha a linha o desenvolvimento deste histórico jornal quinzenário,que vem depois a incluir o Ângulo, o suplemento literário d'A Planície, para assim dividir os conteúdos regionalistas e artísticos.
Com 13 anos e 272 edições analisadas, para além dos depoimentos há reproduções da poesia e ficção que era exclusiva, (ainda hoje continua a ser explorada) da publicação Alentejana.
Homenagens e refrescamentos da memória pública deste nível são sempre bem-vindos.

Comments (1)

On 29 de abril de 2009 às 12:59 , LiMpA_ViAs disse...

Depois de ter lido a tua coluna para a fanzine recentemente lançada por cá, e tendo lido à pouco uma entrevista que te foi feita para outro blog (walkthewalk), decidi dar uma espreitadela a este teu blog.

Ainda que este comentário em nada esteja relacionado com o que escreveste nest post, quero aproveitar para te felicitar pela qualidade deste teu espaço, que certamente passará a ser alvo de grande atenção e interesse da minha parte.

Daniel