Terror e Miséria do Terceiro Reich é uma peça escrita para teatro por Bertolt Brecht. Dado que não existe propriamente uma história, sendo a sucessão de cenas, dando a perspectiva do Terceiro Reich de vários estratos sociais, não percebo bem como é que isto funciona em teatro.
Alguns versem antecedem cada cena e sumarizam o que se vai passar. A primeira começa com dois bebedos que matam um homem por suspeita e dá o mote para o resto da peça, num clima de suspeição contra maridos, empregados, sempre com medo de serem denunciados.
O homem das SA em casa dos patrões da mulher começa sisudo, mas sem nunca se esquecer da causa, experimenta piadas com um trabalhador da casa, que quando a retribui é indirectamente lembrado do respeito que tem de ter.
A questão de justiça entre o judeu, o sócio, o empregado e o senhorio é muito interessante, fazendo uso da ironia, tal como é visível na cena do cirurgião no hospital.
Brecht consegue criar uma série de situações que criticam o governo de extrema direita, aproveitando as vozes do povo para aliviar a tensão e introduzir criticas ao governo sobre a forma de um humor inocente. Recomendado.