Um post um bocado longo.


Mondrian - De uma série da Taschen a preço bastante acessível, este livro é dedicado a Mondrian. De um traçado original, lançou-se no abstraccionismo e no rigor cientifico dos traços e cores, movendo-se entre Paris e a nativa Amesterdão. As famosas composições podem ser observadas em museus pelo mundo fora.


Fernando Botero, provavelmente o mais famoso pintor Sul Americano, desde os 19 anos conquistou uma audiência dada a versatilidade de estilos presentes na sua pintura, mas com o amadurecimento de um estilo que traça a evolução dos naives, tornou-se mundialmente conhecido. Vale mesmo a pena ver as "aberrações" (em termos ergonómicos das figuras, belíssimas, pois em termos técnicos são fantásticas) que produziu no inicio da carreira.
Mais interessado nos mestres Italianos do que nos movimentos modernos, lançou-se a Madrid e depois Paris e Itália, onde continuou a absorver até partir em direcção ao México, ponto central das artes do continente Americano. Mantendo-se fiel a uma herança latina, Botero tornou-se mundialmente famoso com o trabalho desenvolvido, solitário, em Nova Iorque.
Cenas familiares e clericais tornaram-se a preteridas, sempre exaltando a magnificência da gordura (ainda que Botero diga que não pinta gordos), vista como positiva na cultura latina.



O livro dedicado a Hundertwasser, que não era o nome de baptismo, versa sobretudo na causa naturalista e na descontrução da arquitectura que este Austríaco almejava. Não celebra o pintor, porque verdade seja dita, era bastante desinteressante, mas ainda assim vale a pena ler, especialmente pelas amostras filatélicas e pelo exotismo deste cidadão do mundo.


Como é possível ver pelo que ponho aqui, há tipos de filmes a que eu não dispenso tempo, no entanto como ultimamente mos arranjam, vejo-os enquanto estou ocupado a fazer outras coisas, vou pô-los aqui de vez em quando, sem imagens.

American Pie 2
Quem cresceu durante os anos 90 sabe o que esta série significa. Talvez se venha a tornar numa obra de referência desses tempos. Estou a brincar, serve apenas para descontrair e rir, infelizmente muitos dos estereótipos são reais.

Batman Dark Knight
Não sei se por excesso de publicidade nos media, mas esperava mais da prestação de Heath Ledger. Christian Bale, esse sim, tem uma presença austera, e em termos de efeitos visuais, é irrepreensível.

Transformers
Cresci com os Transformers, mas só aos 50 minutos se vê o primeiro. Podia ser uma história muito diferente dada a tecnologia disponível actualmente.
E já agora, os Transformers é suposto serem portentosos, não escanzelados, mas claro que dá para excitar com a aparição do Starscream.
O mais decepcionante são os clichés, os humanos que estão perante uma grande ameaça, no entanto nenhum morre, a aparição de duas loiras no meio da confusão, a história romântica pelo meio. Deve haver quem se sinta preenchido com isso.