Uma das grandes obras da ficção cientifca, We, do Russo Yevgeny Zamyatin foi a inspiração de Orwell para 1984. Essa, publicada em 1948 foi precedida pela obra de Zamyatin, escrita durante vários anos e que ficou finalizada em 1922, ano em que se iniciou a publicação de várias traduções nomeadamente na Republica Checa e Austria, chamando a atenção a vários académicos que levaram We para os seus países e fizeram a tradução. Com a censura soviética acaba por ser irónico que a peça na língua em que foi escrita, foi apenas publicada em 1988.
Os principios que Orwell fez uso estão aqui todos, um poder centralizador que conjuga em si todos os poderes e elimina as pretensões individuais. Num cenário em que olhando séculos para trás, é possível analisar os despojos da nossa sociedade actual, estudada pela arqueologia.
As personagens, todas reconhecidas por números interligam-se entre si, suscitando duvidas perante a autoridade do Installer, a máquina central. Uma obra notável, ainda para mais tendo sido escrita 'a quase cem anos numa Russia comunista.