Arte Conceptual, de Daniel Marzona traça a história de movimentos artísticos que despontaram no surrealismo, arte minimal e afins, e as preocupações de comercialização e estrutura em reacção aos clássicos e numa busca pela essência artística que partia pela redescoberta pessoal do que ela devia significar na perspectiva de cada artista.
Numa passagem pelo cubismo e construtivismo Russo que desmontaram, a par da politização do Dadaísmo 'a escala do global, o que se tinha como formas de arte, dando lugar a novas correntes de influências que brotaram dos dois lados do lado do Atlântico.
Obviamente que com todas as "personagens" de um movimento que não se quer um movimento, mas um conjunto de acções isoladas em busca de uma nova definição, torna-se difícil seleccionar um bom conjunto de artistas, mas apesar da mediania, o livro serve especialmente o propósito de divulgação de obras de uma vida, que pela persistência se tornam válidas. Destaca-se Stephen Kaltenbach, On Kawara e Sol Lewitt, apresentados por essa ordem.