Quando se senta na mesa de um restaurante e começa a consumir os «couverts», também conhecidos por aperitivos ou entradas disponíveis, saiba que não tem de os pagar.

O alerta foi feito esta terça-feira pelo presidente da Associação Portuguesa dos Direitos do Consumo (APDC), Mário Frota, que, em declarações à Agência Financeira, assumiu haver «uma ignorância das pessoas a esse respeito», pelo que «a maioria delas deixa passar, continuando a pagar».


in Agência Financeira

Isto causa-me alguma incredulidade. Um dos motivos porque não gosto de comer fora, é porque sou sempre olhado de lado. O primeiro motivo é porque como muito pouco, por isso se vêm com essas tais entradas, dispenso sempre. Nem quando tenho mais fome me vou por a comer presunto e queijos, quanto mais para "por a máquina a funcionar".
Depois, não bebo alcool, pelo que normalmente ou peço água ou um sumo qualquer, geralmente tenho de me ficar pelos gaseificados, pois não têm naturais.
E no fim, vem a carta das sobremesas. Ora, eu como doces, mas é fora da refeição. Então depois de comer o prato principal, que partindo do principio que vem em doses decentes, serve para me por com a barriga cheia, ainda vou ter de me entupir com doces?

E depois com a conta, vem sempre aquele olhar do "olha-me este forreta".